quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Outro teste comparativo, agora de candidatos ao Senado...

http://www.questaopublica.org.br/

Como funciona o Questão Pública

O programa Questão Pública: Valores do Legislativo, Responsabilidade do Cidadão quer comparar as opiniões dos eleitores às dos candidatos ao Senado Federal, com o intuito de lhes oferecer um painel de afinidade com os candidatos.
Essa comparação é feita a partir de um questionário único, aplicado a candidatos e eleitores, que toma por base afirmações polêmicas sobre temas que estão em debate na sociedade civil. São 35 afirmações das quais eleitores e candidatos podem concordar ou discordar, conforme as diferentes gradações que seguem:
a.)  Concorda totalmente
b.)  Concorda
c.)   Não concorda nem discorda
d.)  Discorda
e.)  Discorda totalmente
f.)   Sem interesse
Após a resposta às 35 questões o eleitor pode comparar suas escolhas às dos candidatos de seu estado, sendo assim uma maneira de conhecer melhor seus candidatos.

Quem participa

Participam do Questão Pública 2010 candidatos ao Senado interessados em divulgar suas ideias e eleitores à procura de maiores informações sobre os candidatos. Não está prevista para essas eleições a participação dos demais cargos em disputa.

Como participar

Eleitores
Para participar não é necessário que os eleitores façam cadastro no site. É possível acessar diretamente o questionário e começar a responder às perguntas.
Se, no entanto, ao término do processo o usuário quiser receber os resultados de sua participação por e-mail, ou convidar amigos a participarem, ele deverá fazer seu cadastro. Trata-se de um registro, simples e gratuito, apenas dos dados básicos do eleitor.

Candidatos
No caso dos candidatos ao Senado o processo é similar, com a exceção de que, antes de começar a responder ao questionário, ele já deverá ter feito login no site com os dados que lhe foram passados por e-mail.
Se você é candidato ao senado e não recebeu login e senha, clique aqui.

O Questionário
O questionário foi definido em workshop acontecido em julho de 2010, e que contou com a participação de cientistas políticos e empreendedores sociais de diferentes áreas e países.
Algumas premissas foram assumidas por esse grupo para a definição das afirmativas do questionário. Segundo elas, as afirmativas:
  • não podem dar origens a respostas dúbias, que não indiquem com o que o respondente está em acordo ou desacordo;
  • devem abarcar diferentes áreas da política pública nacional, tais como saúde, segurança, direitos humanos, etc;
  • devem gerar um número razoável de respostas diferentes, para que possamos apontar as diferenças entre os que respondem;
  • devem ser claras e compreensíveis pelo maior número de pessoas possível;
  • não devem ser tendenciosas, a fim de evitar respostas ‘viciadas’;
  • devem ser, sempre que possível, dissociadas de exemplos históricos, pois queremos fazer aparecer opiniões, e não pareceres;

Resultados
O eleitor poderá fazer comparações entre os resultados de diferentes candidatos ou comparar o seu resultado com o dos candidatos.
Essa comparação será feita com os candidatos de seu estado a partir dos critérios de afinidade e não-afinidade. Se optar por convidar amigos, o eleitor poderá ainda visualizar os seus resultados e os de seus amigos.
Os usuários não terão acesso às respostas dos eleitores comuns, com exceção das de seus convidados. Com isso, espera-se evitar que um candidato mal-intencionado responda às questões com base na opinião dos eleitores expressa nesta plataforma.

Entre em contato conosco para maiores informações sobre o programa Questão Pública – Valores do Legislativo, Responsabilidade do Cidadão.



Trama Comunicação
trama@tramaweb.com.br
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
imprensa@questaopublica.org.br Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário