O Brasil se tornou a oitava maior economia do mundo. Dados compilados na Bloomberg pelo jornal espanhol “Expansión” mostram que, entre o segundo trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) da Espanha somou US$1,5 trilhão. Enquanto isso, o PIB brasileiro do mesmo período foi de US$1,8 trilhão.
A reportagem destaca que, em meio à crise internacional, o Brasil só registrou dois trimestres de PIB negativo entre 2008 e 2009. E que as projeções são de que, este ano, a economia brasileira vá crescer 7%.
Enquanto isso, a Espanha, que já chegou a ser a sétima maior economia mundial em 2007, sofreu sete trimestres seguidos de queda no PIB. E, este ano, cresceu apenas 0,1% e 0,2% no primeiro e no segundo trimestre, respectivamente. A expectativa é de que o PIB espanhol encerre 2010 novamente no terreno negativo. À frente de Brasil e Espanha como maiores economias do mundo estão: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
Vamos trocar ideias sobre Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Ambiental, Controle Social, Auditoria e Gestão Financeira, Direito e Justiça Social, Política (não "politicagem", mas o xadrez da negociação da convivência com noss@s companheir@s de Humanidade...) e Democracia Participativa na gestão pública e na de organizações privadas, Saúde, Qualidade de Vida, Sindicalismo, Tolerância, Coexistência, Estado Laico, consumo consciente - e o que mais vier à tona? "Carpe diem" !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário